quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Feliz Ano Novo!

Creio que devemos manter viva nossa fé e esperança, diante dos desafios que teremos em 2015. Com este espírito desejo um FELIZ ANO NOVO a todos. Deus, o mestre Jesus e sua Corte Celestial estejam entre nós, iluminando com sabedoria nossos caminhos, inspirando nosso coração com serenidade e nos abençoando com saúde, paz e prosperidade.
O ano que finda deixa uma história marcante de corrupção vergonhosa, principalmente na Petrobrás. Tivemos uma copa caríssima, onde fomos eliminados. Continuamos assistindo a Amazônia sendo destruída. Energia elétrica em alta e, investimentos no setor, em baixa. E tantos outros problemas sociais que cada um irá lembrar, só de ler este parágrafo.
Na área de segurança pública, o RS termina o ano com um imbróglio do tamanho de uma montanha. O Governo Estadual que termina no dia de hoje, conseguiu construir uma torre de Babel dentro da BM. Ontem o Tribunal de Justiça pela terceira vez consecutiva, bateu com o "sino", na cabeça do governador e do comandante geral da BM que IGNORANDO decisões do TJ-RS, insistiram em descumprir ordem judicial e levar a termo novas promoções de oficiais da BM, fora de critérios estabelecidos pelos desembargadores. Resultado, o Tribunal de Justiça anulou as promoções do posto de tenente-coronel para o posto de coronel publicadas ontem no Diário Oficial do RS.
Não pode passar desapercebido, igualmente, manifestação recente de PMs bloqueando a Freeway, na região metropolitana de Porto Alegre. Lamentável sob qualquer ponto de vista. Quem é guardião constitucional da Lei e da Ordem não tem o direito de se manifestar ferindo a liberdade de ir e vir das pessoas. A disciplina militar foi gravemente ferida. "Pode ter gato nessa tuba".
Ilustro a postagem com imagens que traduzem momentos históricos de felicidade, querendo com elas emanar boas energias espirituais aos meus amigos e amigas aqui do blog, a despeito da retrospectiva sombria, escrita com o intuito de nos manter alertas e com os pés no chão. Fraterno abraço a todos.

Aroldo Medina






quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Novo comandante geral da Brigada Militar: coronel Alfeu Freitas Moreira.

Associação dos Oficiais da BM publicou, com exclusividade, em seu site, informação de que o coronel Alfeu Freitas Moreira é o novo Comandante Geral da BM, no governo José Ivo Sartori.

A escolha foi pautada pelo perfil técnico e conciliador do oficial que exerceu todas as funções inerentes a carreira de nível superior de Polícia Militar. Contando com mais de 30 anos de serviço, sem vinculação política ou partidária, o coronel Freitas trabalhou em unidades operacionais de Porto Alegre, destacando-se no 9º BPM e no Comando de Policiamento da Capital.

É reconhecidamente um oficial de expressivo saber profissional, comandando sempre com o próprio exemplo de homem de linha de frente. Sempre foi um comandante acessível a seus subordinados, tratando a todos com cavalheirismo e simplicidade.

O governador José Ivo Sartori e o secretário de segurança Wantuir Jacini acertaram na sua escolha. A sociedade sai ganhando na indefectível luta contra o crime.

O coronel Freitas exerceu por dois anos a chefia do Estado Maior da BM, conhecendo bem a realidade da corporação. Atualmente é o sub-comandante geral da Brigada.

Tenente-coronel Aroldo Medina
Oficial da ativa da BM - 30 anos de serviço.

FELIZ NATAL!

FELIZ NATAL! Rogo a Deus e ao mestre Jesus que estejam entre nós e, nos abençoem, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, concedendo a todos paz, amor, saúde, prosperidade e harmonia. 

Peço também uma benção especial a todos os lares, iluminando nossa mente com sabedoria, apascentando os corações mais aflitos, intuindo-nos a sermos mais gratos com a vida e mais solidários em nossa convivência social. 

Grande e fraterno abraço!

Aroldo Medina

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Sem vesícula

Hoje em dia podemos separar a população humana entre aqueles que têm vesícula e os que não têm. Quem tem pode comer batatas fritas, pipoca com manteiga e costela gorda. E, naturalmente quem já extirpou o órgão estaria, em tese popular, condenado a uma indigestão ou mesmo a frequentar com mais assiduidade o banheiro, caso queira continuar saboreando as gostosas gorduras assadas ou mesmo fritas.

Não sei o que é mito ou verdade. O fato é que minha vesícula durou 50 anos. Fui feliz com ela até uma pedra nascer dentro dela. E foi uma pedra enorme. Bem maior do que a ecografia acusou. O médico garantiu que foi a maior que tirou de dentro de um ser humano. Quase do tamanho de um ovo de galinha garnisé. E, acrescentou o doutor que tive bastante sorte em fazer a cirurgia, pois, minha vesícula estava bastante inflamada. Outro aspecto que a ecografia não acusou. Mais uns dias de retardo da operação e a história poderia ser outra.

Na mesa de cirurgia me senti de braços abertos, como um antigo guarda de trânsito, enquanto era preparado para entrar na faca. Não vi nada. Acordei na sala de recuperação com o trânsito das camas que iam trazendo mais sem vesícula. E, as técnicas de enfermagem, atenciosas, logo que o paciente acordava, lhes traziam além do conforto da atenção aos enfermos, frascos com as pedras de cada um dos operados de todas as idades. Ali constatei que era o mais velho.


Pernoitei no hospital pensando qual seria o mistério das vesículas? Que segredo guardam umas para durarem tão pouco e outras um pouco mais, até uma vida inteira? Um sargento veterano ao meu lado, operado das pernas (varizes), com dois filhos de 22 e 23 anos sem vesículas, garantiu que foi o consumo exagerado de bolachinhas recheadas e de “burgers” que levaram suas crianças a guilhotina impiedosa do bisturi exterminador das jovens vesículas.


Enquanto o leitor desavisado como eu, não desvenda o mistério das vesículas é bom ir se prevenindo tendo uma alimentação saudável, evitando comer porcarias, não deixando de lado os exercícios físicos e não ficando sem se alimentar por períodos mais prolongados. Outra providencia importante são os “fast foods” e as churrascarias se prevenirem exigindo dos seus clientes, desde já, certificados de que seus consumidores são portadores de vesícula, para a venda de frituras e gorduras. Afinal de contas é melhor prevenir do que remediar.

Aroldo Medina

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Wantuir Jacini, futuro secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul.

SEJA BEM VINDO ao Rio Grande do Sul, delegado Wantuir Jacini, da Polícia Federal, como nosso novo secretário da Segurança Pública. Deus esteja convosco, nessa jornada de grandes desafios, iluminando e protegendo o senhor e toda a sua equipe, ao lado dos profissionais da segurança do RS.

Cumprimentos sinceros ao governador eleito José Ivo Sartori pela sábia escolha. Os próceres membros de nossa valiosa Polícia Federal tem moral de sobra e conhecimento profissional para exercer a gestão do Sistema de Segurança Pública gaúcha.

Tenente-coronel Aroldo Medina
Brigada Militar do Estado do RS

Sartori anuncia novo secretário de segurança.

Perfil de Wantuir Jacini

Força e honra!

Senador Pedro Simon lança livro em Porto Alegre.

Encontrei o senador Pedro Simon, hoje, ao meio dia, no Centro de Porto Alegre, ao lado do seu filho Tiago Simon, distribuindo livros e autografando na "Esquina Democrática". Entrei na fila para ganhar um exemplar da obra "O Papa Francisco, Marina Silva, os black blocs e a Petrobras", edição do Senado, 2014.
Enquanto esperava minha vez, olhando as pessoas que formavam a fila, lembrei de Castro Alves: "Oh! Bendito o que semeia livros a mão cheia e manda o povo pensar! O livro, caindo n'alma é germe - que faz a palma, é chuva que faz o mar"!
Trinta minutos de espera, alcanço meu exemplar ao senador escritor, ele levanta os olhos, fita-me, ergue as sobrancelhas e sorri. Retribuo com um sorriso largo e lhe alcanço minha carteira de identidade funcional, o senador, gentil, colhe ela das minhas mãos e autografa. Bem perto de nós esta o prócer colega na ativa da BM, André Flores Coronel. Peço o obséquio de registrar o momento, alcançando a ele, o meu celular. O André, prontamente, brinda-nos com uma bela foto.
Do seu livro de 747 páginas destaco: "A Igreja, a escola e a família sempre foram, para mim, os melhores pilares para a construção de uma sociedade mais justa e mais humana" (último parágrafo, na página 199).
Força e honra! Nobre senador Pedro Simon. Deus vos conceda vida longa com muita saúde e paz, ao lado dos seus familiares e amigos queridos.

Aroldo Medina


quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Promoção ao posto de tenente-coronel da BM.

Fui promovido ao posto de tenente-coronel da Brigada Militar, no dia de hoje, a contar de 21 de abril de 2014, pelo critério de ANTIGUIDADE, conforme publicado na página 8 do Diário Oficial do Estado do RS, edição número 234 de 03 de dezembro de 2014.
A promoção é conseqüência do cumprimento de Acórdão proferido nos autos da Ação Direta de Inconstitucionalidade número 70052024577, movida pela Associação dos Oficiais da BM, contra mudança de critérios na promoção de oficiais da BM feita pelo Governo Tarso Genro. No julgamento desta ação, 24 desembargadores do Tribunal de Justiça do RS votaram pela procedência da Ação. Apenas um desembargador votou contra.
Estou feliz com esta promoção, especialmente por ser consequência de ORDEM JUDICIAL assinada por 24 desembargadores gaúchos. Uma honra para quem serve a sociedade com idealismo e destemor, desde o ingresso na BM, em 17 de fevereiro de 1986, depois de aprovado no vestibular na PUC-RS, em 1985, para o CFO-BM.
Dedico esta promoção aos meus pais, Ivo Medina (1928-1988) e Nilva de Wallau Medina que não mediram esforços para me proporcionar além da educação iniciada no berço, onde não faltaram palmadas para me corrigir, um ensino de qualidade, em escolas de referência.
Naturalmente, não poderia deixar de compartilhar esta felicidade com todos meus simpatizantes, amigos e amigas aqui do blog. Deus esteja sempre entre nós, nos abençoando e protegendo. 

Fraterno abraço a todos, com votos de vida longa, com muita saúde e paz!

Aroldo Medina

Propostas como candidato a vereador em Porto Alegre

1) Projetos que protejam Porto Alegre, contra novas inundações; 2) Fiscalização do Sistema de proteção da cidade contra enchentes; 3) Elabor...