A Fundação Walter Peracchi de Barcellos inaugurou seu novo serviço de fisioterapia especializado no atendimento de policiais militares. A fisioterapeuta Fernanda Oliveira iniciou estudo em 2021 dos problemas músculo esqueléticos que afetam a saúde do PM, em função da carga de equipamentos que o policial carrega sobre seu corpo, no exercício da atividade de policiamento ostensivo.
São de dez a quatorze quilos de equipamentos que o PM coloca sobre o seu corpo, diariamente, trabalhando de seis a doze horas, anos a fio. Naturalmente, o corpo paga um preço alto com esta carga que afeta coluna vertebral, músculos e articulações, principalmente.
A Fernanda é cuidadosa no diagnóstico e tratamento fisioterapêutico dos problemas de saúde do PM oriundos do peso do colete balístico, armamento, munições e outros equipamentos de policiamento ostensivo.
O novo serviço de fisioterapia da Funperacchi atende de segunda à sexta-feira, das 09:00 às 16:00 horas, na rua Sete de Setembro, nº 354, bairro Centro Histórico, em Porto Alegre. As consultas ou sessões podem ser agendadas pelo telefone 51 3221-4410. O serviço atende militares estaduais, federais e civis.
Secretariei a Fernanda na publicação de um artigo técnico na última edição da Revista Unidade, nº 083, de dezembro de 2022, onde abordamos os problemas de saúde causados pelo uso dos equipamentos individuais de policiamento ostensivo, combinado com o sobrepeso de policiais mal alimentados e sedentários pela falta regular de exercícios físicos. Aspectos estes também documentados em ótimos trabalhos científicos, desenvolvidos em outros Estados do Brasil.
Em função da relevância do tema, postei aqui no blog, ontem, a integra deste artigo revisado e atualizado, para fins de divulgação e incorporação do seu conteúdo, em novos trabalhos científicos que incentivamos sua redação.
Aroldo Medina
Oficial Superior da Brigada Militar
Diretor de Relações Institucionais da Funperacchi
Contato: aroldomedina@gmail.com
Clique aqui e conheça as instalações da Fisioterapia Funperacchi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário