Após meu desligamento voluntário da Funperacchi, outros membros da diretoria também deixaram a instituição. O movimento culminou com a saída de outros colaboradores que prestavam serviços remunerados a instituição que estava com seus pagamentos atrasados.
A desintegração inesperada do núcleo da Funperacchi motivou o presidente da Associação dos Oficiais da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do RS - AsOfBM, Tenente-Coronel Roger Vasconcellos, a convidar-me para assumir a presidência da fundação. Inicialmente, aceitei, porém, ouvindo outros coronéis fui aconselhado a declinar do convite. Outros oficiais foram convidados e, igualmente, declinaram. Este cenário levou ao chamamento de Assembléia Geral Extraordinária, para eleição do novo Conselho Deliberativo da Funperacchi, realizada no dia de hoje, as 10 horas da manhã, na sede da instituição instalada em imóvel próprio da Brigada Militar, localizado na rua Sete de Settembro, nº 354, bairro Centro, de Porto Alegre.
A Assembléia Geral foi presidida por Jair Soares, governador do Estado do RS, no período de 1983 à 1987 e, ex-presidente da Fundação Walter Peracchi de Barcellos. A mesa diretora foi ainda constituída pelo coronel Marcos Paulo Beck, ex-presidente da Funperacchi e da AsOfBM, coronel Cairo Bueno de Camargo, sócio fundador da Funperacchi e ex-presidente da AsOfBM e coronel Jerônimo Carlos Santos Braga, comandante Geral da Brigada Militar, no período de 1987 à 1990 e, atual presidente da Associação dos Amigos do Museu da BM.
Eleitos e empossados os novos Conselheiros, liderados por Jair Soares, elegeram-me presidente do Conselho Deliberativo, por consenso de maioria absoluta, embora eu não fosse candidato. Aceitei a deferência da indicação, por respeito e, elevada consideração a grandeza do caráter dos próceres líderes eleitores.
Ainda, o mesmo Conselho indicou-me para assumir, interinamente, a presidência executiva da Funperacchi, por 60 dias, com a missão de providenciar na regularização dos documentos da fundação, junto ao Ministério Público do Estado do RS.
Aroldo Medina
Jair Soares;
Coronel
Marcos Paulo Beck;
Coronel
Cairo Bueno de Camargo;
Coronel
Jerônimo Carlos Santos Braga;
Tenente-Coronel
Aroldo Medina;
Tenente-Coronel Jorge Alberto Alvorcem Pinto;
Tenente-Coronel
Ederson Carlos Franco da Silva;
Tenente-Coronel
Alexander Pereira Cardozo;
2º Sargento Deise Aparecida Martins Tobin.
Conselheiros Suplentes eleitos e empossados:
Coronel
Jarbas Rogério Carvalho Vanin;
Coronel
José Henrique Gomes Botelho;
Tenente-Coronel
Edi Paulo Garcia de Ávila;
Major Diogo
Franco;
Capitão
Amilton Turra de Carvalho;
Capitã
Clarisse Heck;
2º Sargento
Diego Centofante;
Clei
Moraes;
Claudi
Arais Filho.