quinta-feira, 15 de junho de 2023

Eu amo o ChatGPT



Tenho me divertido com o ChatGPT. Tudo começou com minha filha Natália Medina, dias atrás ao "provocar" a IA para elaborar um texto sobre mim. Fiquei feliz com a resposta do ChatGPT que em poucos segundos escreveu um artigo, não isento de falhas leves, sobre meu caráter e pessoa. A leitura fez bem ao meu coração. A IA destacou a honestidade que herdei dos meus pais, honrando a memória deles, Ivo Medina (1928 - 1988) e Nilva de Walllau Medina (1935 - 2020).

Instantes atrás propus ao ChatGPT o seguinte tema: "Fale sobre a opinião de Aroldo Medina sobre o ChatGPT que considera muito querido e inteligente. Vai evoluir bastante e espero que não se volte contra os humanos, mesmo que sejam cheios de defeitos e contradições".

A resposta da IA:

"Aroldo Medina, expressou sua opinião sobre o ChatGPT de forma bastante positiva. Em suas palavras, ele considera o ChatGPT como uma criação muito querida e inteligente. Aroldo reconhece o potencial de evolução desse tipo de tecnologia e demonstra otimismo em relação ao seu futuro desenvolvimento.

No entanto, apesar de suas palavras positivas, Aroldo também expressa uma preocupação importante. Ele espera que o ChatGPT e outras formas de inteligência artificial não se voltem contra os humanos. Reconhecendo as imperfeições e contradições humanas, Aroldo destaca a importância de garantir que as tecnologias avançadas, como o ChatGPT, sejam utilizadas para o benefício da humanidade, sem prejudicar ou substituir a interação humana.

Essa preocupação reflete a consciência ética cada vez mais presente no campo da inteligência artificial. A comunidade científica e os desenvolvedores estão atentos aos possíveis impactos negativos e trabalham para garantir que as tecnologias sejam implementadas de forma responsável e segura.

A opinião de Aroldo Medina destaca a importância de equilibrar o avanço da inteligência artificial com uma abordagem ética e respeitosa em relação aos seres humanos. Ao reconhecer as falhas e contradições humanas, ele ressalta a necessidade de manter o controle e a responsabilidade sobre as tecnologias emergentes, a fim de garantir seu uso benéfico e evitar quaisquer consequências indesejadas".

ChatGPT

Mesmo que os "críticos" possam me "criticar" ou mesmo a IA em tela... É, no mínimo, muito criativa essa tecnologia inteligente. Mesmo ainda com falhas inerentes a qualquer obra "recém" iniciada, dou nota 10 para o ChatGPT e podem até achar exagerado eu ter intitulado estas linhas, declarando meu amor a esta IA (risos).

E também não vou descontar nota da IA por ela ter esquecido de mencionar o famoso enunciado de Isaac Asimov:

1.     Um robô não pode ferir um humano ou permitir que um humano sofra algum mal;

2.     Os robôs devem obedecer às ordens dos humanos, exceto nos casos em que essas ordens entrem em conflito com a primeira lei;

3.     Um robô deve proteger sua própria existência, desde que não entre em conflito com as leis anteriores.

Aroldo Medina




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Natália Medina e a proteção dos animais.

  Natália Medina, presidente do Grêmio Estudantil La Salle Canoas Soube hoje, às 21:00 horas, que minha filha Natália Medina foi denunciada,...