sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Almanaque Gaúcho de ZH resgata história gaúcha.



Zero Hora, página 44, edição de hoje (28.12.2018), Almanaque Gaúcho do colunista Ricardo Chaves faz justa homenagem ao coronel Hélio Moro Mariante, de saudosa memória.
Conheci o coronel Mariante, em 1987. Eu era cadete da BM, segundo ano do CFO (Curso de Formação de Oficiais) e, fui incumbido de editar o jornal O Espadim, órgão informativo da SACFO (Sociedade Acadêmica) dos cadetes da Brigada Militar.
Descobri que o jovem Mariante foi diretor literário da SACFO, em 1942, comocadete da BM. Então o visitei, em seu apartamento na Jerônimo Coelho, 95, no Centro Histórico de Porto Alegre, onde residia, para ouvir as histórias da sua época e resgatar a memória das antigas publicações dos alunos oficiais da Brigada Militar. Bem recebido e, sempre convidado para retornar, passei a visitar, regularmente, o coronel Mariante, durante quase 20 anos.

Gostava de visitá-lo. A conversa fluía solta, enquanto sorvíamos o chá, degustando biscoitos servidos por sua esposa, dona Silésia, na biblioteca domiciliar do estimado mestre Mariante.
Com o falecimento da sua esposa, Hélio Moro Mariante foi residir no Residencial Pedra Redonda, diligentemente gerenciado por Henri Siegert Chazan. Continuei visitando mestre Mariante que sempre me recebia sorrindo, na sua nova residencia, semeando conhecimento, com simplicidade e simpatia. Gostava de levar minha pequena filha Natália Medina, junto comigo, nessas visitas, onde colhíamos sabedoria própria das antigas gerações.
Creio ter honrado meu amigo Hélio Moro Mariante, principalmente em vida. A Brigada Militar é grande, honrada e continua prestando relevantes serviços ao povo gaúcho, porque tem em sua base de formação, homens e mulheres da grandeza moral, espiritual e profissional de Hélio Moro Mariante.

Aroldo Medina - Tenente-Coronel da reserva da BM.

"Crônica da Brigada Militar" das mãos do autor. Porto Alegre, 2001.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Natália Medina e a proteção dos animais.

  Natália Medina, presidente do Grêmio Estudantil La Salle Canoas Soube hoje, às 21:00 horas, que minha filha Natália Medina foi denunciada,...