quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Vídeo Monitoramento em Canoas: segurança pública com maior eficiência.

A Isis e o Toby são nossos cachorros, junto com a Luna. Tem também o Fan, o gato da minha mãe e, os dois "ratos" da Natália. Minha filha quer ser veterinária. Já esta fazendo estágio em casa!

A Natália estava no aniversário de uma colega. Assim que cheguei em Canoas, liguei para ela: "- Natália! A Isis e o Toby fugiram". "- Não! Não! Não!" Desesperou-se a Natália. Mandei, com firmeza, ela se acalmar e disse que iríamos procurá-los.

Começamos as buscas as 22 horas e 30 minutos. Com chuva e frio, as ruas de Canoas estavam desertas. Liguei para a BM e pedi o telefone da Central de Vídeo Monitoramento de Canoas. Liguei para o 153, expliquei a situação e pedi ajuda. Jonatan Martins, guarda municipal, 10 anos de serviço, líder da equipe da Sala SIM (Sistema Integrado de Monitoramento) foi super atencioso. Assegurou que iria ajudar na procura.


Dez minutos depois de entrar em contato com a Sala SIM, meu telefone tocou pela primeira vez. Era o Jonatan. "- Major, tem dois cachorros andando juntos na coronel Vicente, descendo na direção do bairro harmonia. Eles fecham com as características que o senhor informou". Fomos para lá, eu, minha filha Natália Medina e sua colega Carolyn Pelc. "Alarme falso". Não eram eles.

Foram cinco ligações, de um lado para o outro, atrás dos "fujões" quando recebemos a ligação da guarda Neuza: "- Major! Acho que encontramos os seus cães. Eles estão descendo a Tiradentes, rumo a Praça do Avião". Eram duas horas da madrugada. Fui rápido para o local, pensando no perigo da BR 116.

Encontrei a Isis e o Toby na parada de ônibus da Praça do Avião. Desci, feliz, radiante, abrindo a porta da camioneta, mandando eles entrarem. A Isis pulou para dentro, grunhindo. O Toby, mais velho, tive que dar uma mãozinha. Levei-os para casa, na Mathias e, voltei ao centro de Canoas, para fazer uma visita ao Jonatan Martins e sua valorosa equipe.

10! É pouco para expressar o reconhecimento e a gratidão aos trabalhadores do Centro Integrado de Segurança Pública de Canoas, onde funciona a Sala SIM. Lá encontrei uma equipe atenciosa, motivada, com grande profissionalismo, operando um sistema de notável tecnologia e utilidade pública, reunindo integrantes da Guarda Municipal de Canoas, da Brigada Militar e da Guarda de Trânsito.

O agradecimento é extensivo ao prefeito Jairo Jorge, mentor deste Sistema inaugurado há três anos, sem esquecer de agradecer também aos gestores da área de segurança pública de Canoas, nomeados pelo prefeito, entre os quais se encontra o coronel Luiz Bortoli, oficial de estirpe elevada, com quem tive a honra de servir no 11º BPM, em 1989, logo que sai da Academia de Polícia Militar.

Deus esteja com todos, iluminando e protegendo.

Major Aroldo Medina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Natália Medina e a proteção dos animais.

  Natália Medina, presidente do Grêmio Estudantil La Salle Canoas Soube hoje, às 21:00 horas, que minha filha Natália Medina foi denunciada,...