sábado, 27 de junho de 2009

Missão Itati 2005


Em maio de 2005 realizamos uma missão em Itati (RS). O prefeito da cidade chamou a Defesa Civil do Estado para investigar o escorregamento de um morro em Arroio do Padre, distrito do referido município. Na ocasião pedimos apoio de professores da UFRGS para nos ajudar a analisar com mais saber científico o fenômeno. Fomos acompanhados pelos professores Luiz Antônio Bressani, engenheiro Mário Ricardo Monteiro Goulart e geóloga Keli Cristiane Corrêa Goulart. O professor de Geotecnia Bressani (Phd) é um dos técnicos expoentes que participaram dos estudos de desenvolvimento da Rota do Sol.

Contamos com o indispensável apoio da FAB que gentilmente nos levou em um de seus conhecidos helicópteros H-1H, muito utilizados na Guerra do Vietnã. A aeronave assegura uma visão extraordinária do solo e permite a realização de fotografias com porta aberta, indispensável em nossa missão. Depois do estudo aéreo fizemos uma incursão por terra e constatamos o escorregamento, recomendando ao prefeito um convênio com a UFGRS para continuar o monitoramento da área e uma vigilância permanente do morro, para proteger a comunidade local, evacuando os moradores do entorno do morro, toda vez que ocorresse chuva com mais de 100 milímetros. Aroldo Medina.

DEFESA CIVIL RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Natália Medina e a proteção dos animais.

  Natália Medina, presidente do Grêmio Estudantil La Salle Canoas Soube hoje, às 21:00 horas, que minha filha Natália Medina foi denunciada,...