terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

BM sofre impedimento no cais do Porto de POA.


Hoje pela manhã, desloquei do interior para capital. Ao chegar em Porto Alegre, optei pela via que segue junto ao cais do porto, paralela a avenida Castelo Branco. No trajeto existe uma guarita de controle de trânsito (Gate Norte), próxima da Estação São Pedro do TRENSURB.

Parei diante da cancela. Fui identificado como oficial da BM. Estava fardado. Informei que desejava passar. O vigilante disse que eu não poderia prosseguir por ali. Achei estranha a medida, pois, existe na área portuária, como existe dentro do aeroporto Internacional Salgado Filho, uma unidade da BM, instalada. O vigia chamou um guarda portuário para me dar explicações.

Edgar Porto Carvalho, guarda portuário, funcionário público do Estado do RS, educadamente, citou uma norma internacional para justificar o porquê de proibir minha passagem por ali. Em síntese, minha passagem não era permitida por norma de segurança.

Dei meia volta e segui para meu destino, o hospital da BM. Na volta, visitei o GBS (Grupo de Busca e Salvamento) do Corpo de Bombeiros da BM, instalado junto ao cais do Porto de Porto Alegre, a fim de buscar melhor entendimento sobre a questão.

O pessoal do GBS também é impedido de cruzar pela área portuária, em trânsito para o serviço. Viaturas de patrulhamento da BM também não passariam pelo local e, quando há uma ocorrência para ser atendida pelo GBS e os bombeiros tem que passar pelas aludidas guaritas, vão sestrosos, com receio de serem barrados. Esta problemática tem gerado grande desconforto entre o Comando local dos bombeiros e a direção da SPH.


Penso que os gestores do Sistema de Portos e Hidrovias, administradores daquele espaço de tutela do Estado do RS, possam rever sua política de impedir policiais e outros agentes de segurança pública, devidamente identificados, especialmente com viaturas ostensivas e até mesmo ambulâncias, de transitarem pelo local (cheio de câmeras).

Aroldo Medina
Major da BM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Natália Medina e a proteção dos animais.

  Natália Medina, presidente do Grêmio Estudantil La Salle Canoas Soube hoje, às 21:00 horas, que minha filha Natália Medina foi denunciada,...