terça-feira, 10 de setembro de 2013

Museu Militar Brasileiro

Retornando da Região das Missões, no Rio Grande do Sul,  pela BR 285, no município de Panambi, visitei o Museu Militar Brasileiro, inaugurado oficialmente há três anos, segundo me informou a recepcionista.

O lugar expõe antigas viaturas militares utilizadas pelo Exército Brasileiro, além de indumentárias de combate. Lá se encontra também um Boing 737 300, ano 1986, onde o idealizador do museu, Sefferson Steindorff, organizou uma biblioteca dentro do avião. Nesta biblioteca o visitante pode deixar gravado o seu testemunho sobre o lugar, em fichas disponíveis sobre mesas, dentro da aeronave.

A leitura destas fichas arquivadas em pastas que se encontram bem a mão, nas mesas, é bem interessante e mostram que os organizadores do lugar, acertaram em cheio em trazer para ali, um avião que iria virar sucata, pois, muitos jovens que visitam o aprazível memorial, com música ambiente, escrevem que foi a primeira vez que
entraram dentro de um avião.

Faço coro ao universo de visitantes do Museu Militar Brasileiro que de maneira muito prática, na beira de uma estrada, encantam-se com as atrações da engenhosidade militar, fazendo uma agradável viagem ao passado.

Aroldo Medina


















P.S. Vi, recentemente, pela TV, uma notícia onde aparecia um veículo com guindaste, destruindo aviões abandonados no pátio de alguns aeroportos brasileiros. A Infraero explicou que era para liberar espaço para estacionamento de aviões, ainda em uso, já pensando na Copa do Mundo de 2014. Já pensou alguns destes aviões virarem bibliotecas, por todo o Brasil? Que aventura para milhares de crianças que nunca chegaram perto de um avião?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Natália Medina e a proteção dos animais.

  Natália Medina, presidente do Grêmio Estudantil La Salle Canoas Soube hoje, às 21:00 horas, que minha filha Natália Medina foi denunciada,...