segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Madrugada atrai jovens pichadores.


Ao chegar em casa de madrugada, deparei-me com dois jovens andando de bicicleta na rua. Desconfiei que eram pichadores. Abordei-os como policial. A revista comprovou minha suspeita. Na mochila que carregavam, encontrei spray, uma lata de um quilo de tinta laranja e um pequeno rolo de pintura.

Peguei papel e caneta e determinei com voz de comando que me fornecessem seus dados pessoais corretamente e respondessem minhas perguntas sem vacilar nas respostas. Fui atendido. Gravei uma entrevista com os dois jovens que confessaram ser pichadores.

Em comum, tinham pais ausentes e que ignoravam o paradeiro dos filhos. Culparam as amizades pelo desvio de sua conduta. Prometeram mudar de vida. Ambos não tinham antecedentes criminais.

Enquanto conversava com os dois jovens incrédulos e com cara de arrependidos, com a noitada interrompida pela abordagem policial, passou um veículo particular em baixa velocidade nos observando, incarei-o com semblante sisudo, desencorajando sua parada. O motorista disse que era segurança. Quem sabe era! Em seguida, parou um outro veículo, com logotipia da empresa Inviolável e seu motorista desceu para acompanhar a situação. Agradeci. Mais uns minutos e chega ao local de minha abordagem, uma patrulha da BM. Os soldados desembarcaram, um veterano e dois novatos. Prestam apoio com disciplina e profissionalismo, após me reconhecerem.

Bonde 1: irreverência ou uma escola primária do crime?

Bonde 2: primeiros passos para uma carreira criminosa.

Major Medina

2 comentários:

  1. Quando andamos pelas ruas de nossa cidade olhamos a nossa volta tantos muros, paredes, viadutos e fachadas pichadas.

    O primeiro pensamento que vem na cabeça é quem suja e depreda a cidade com essas pichações não tem o que fazer. Mas tudo tem um porquê. As letras modificadas nas pichações parecem uma outra lingua. Adquirem destaque em meio a letras comuns. Uma sigla pichada em um muro, sempre tem um significado, um motivo, uma história.

    Normalmente as abreviações tem um nome. Este nome é de um jovem que se sente abandonado pelos seus familiares.

    Quando um jovem entra para um bonde ele ganha força, proteção e visibilidade no seu bairro. Ganha uma marca, um apelido que pichará pelas ruas. Quanto mais espalhar sua marca e mais transgressões públicas cometer, mais reconhecimento e "respeito" irá conquistar. Ganhando esse "respeito", ele se traduzirá em "terror" ou "temor", como queiram entre outros jovens. O "Comando do Bonde" vai recompensá-lo com roupas de marca, correntes e fotos com armas para ser ainda mais valorizado.

    Uma viagem pelo You Tube digitando "bonde" vai reforçar meu testemunho.

    Assim, o jovem integrante de um bonde vai se sentindo importante e ganhando cada vez mais admiradores que adotam sua conduta como modelo.

    Só caem na real quando normalmente já é tarde demais, quando pagam com a própria vida, nas brigas que ocorrem entre os bondes que disputam o "poder na cidade".

    ResponderExcluir
  2. Toda a pichação é danosa. As intervenções urbanas como o grafitti são ainda uma parca modernização da expressão artística humana. Julgo no mínimo pobre e pretencioso ponderar isso como arte. Michelangelo fez arte, aleijadinho criou arte. Com mais espaços e debates sobre cultura e um investimento pesado de todas as esferas governamentais em educação, talvez possamos em 30 anos repensar estas questões sociais. Hoje se tolera uma pichação, amanhã um busto de bronze some...

    ResponderExcluir

Natália Medina e a proteção dos animais.

  Natália Medina, presidente do Grêmio Estudantil La Salle Canoas Soube hoje, às 21:00 horas, que minha filha Natália Medina foi denunciada,...