quarta-feira, 23 de junho de 2010

Centro Histórico Coronel Pillar.



Antes de deixar Santa Maria, tive a grata satisfação de ser convidado para visitar e conhecer o Centro Histórico Coronel Pillar. O espaço, inserido dentro do ambiente do regimento, preserva a memória da BM e do 1º RPMon.

Dirigido pela especialista em museologia, Giane Vargas Escobar, 42 anos, 10 como técnica na área, o CHCP surpreende pela sua organização. O ambiente cativa o visitante logo na entrada pela ótima apresentação das peças em exposição. O trabalho de direção e manutenção do memorial é profissional.

Uma pequena equipe o mantêm. Pessoas abnegadas e dedicadas a educação de todos que visitam este verdadeiro laboratório de história do RS, mantido com orgulho pelos que nele trabalham diariamente.

A visita fechou com chave de ouro quando a sua diretora me mostrou Projeto Arquitetônico e Paisagístico do CHCP, desenvolvido em parceria com o Centro Universitário Franciscano, UNIFRA. Nove academicos do curso de arquitetura, sob a coordenação da professora Taís Alves Kufner, elaboraram um projeto para ampliação e remodelamento do Centro Histórico. O trabalho ficou 10! Muito bonito mesmo.

Sugeri e me coloquei a disposição para apresentarmos o projeto junto ao Ministério da Cultura, para buscar os incentivos da Lei Rouanet e desenvolvê-lo plenamente, a fim de ofererê-lo para estudos dos alunos da EsFAS, Colégio Tiradentes e da grande comunidade santamariense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Natália Medina e a proteção dos animais.

  Natália Medina, presidente do Grêmio Estudantil La Salle Canoas Soube hoje, às 21:00 horas, que minha filha Natália Medina foi denunciada,...