Nossa base se fundamenta na educação. A força vem do caráter. Trabalhamos com independência e liberdade. Postamos aqui algumas de nossas idéias, pensamentos e ações, construindo um diário público para que as pessoas nos conheçam. Identifiquem nossos ideais e sintam-se a vontade para caminharmos juntos, na realização de nossos sonhos coletivos. Deus ilumine nosso caminho.
domingo, 11 de dezembro de 2011
Ressonância Magnética não é o "Bicho Papão".
Quinta-feira passada, dia 09/12, estava deitado na minha cama elétrica, no quarto 105 do Hospital da BM quando um homem de branco entrou e anunciou: "- Seu Medina! Vou levá-lo para fazer um exame fora do hospital. Vamos de ambulância."
Cheguei na RADICOM, da Érico Veríssimo, duas da tarde. A escolta brigadiana me entregou, junto com uma planilha, com capa de madeira, recheada de papéis, para duas moças da clínica. Sentei e esperei o atendimento. Enquanto aguardava, conversei com minha filha pelo celular.
Fui chamado. Levantei e segui minha guia, a técnica em radiologia Talita, atenciosa e muito gentil, até a sala onde faria o exame.
Logo ao entrar, uma geringonça de designe futurista apareceu, imponente, em minha retina. A máquina de ressonância magnética era uma novidade para o gaúcho de Santana do Livramento.
A técnica acomodou-me na língua do monstro que me sugou para dentro. A boca do Papão é desdentada como a minha. Seu hálito é fresquinho. Tem formato cilíndrico. O espaço é restrito. O show começa quando o monstro começa a roncar. Aí, literalmente, o bicho pega. O Gepeto baixa e quer logo que apareça um Pinóquio para coçar a barriga do monstro e ele te cuspir. Se o capitão Nascimento chega nessa hora, ele vai gritar: "- Pede pra sairrr!!!" E, a maioria vai pedir.
O exame exige disciplina do paciente. Auto controle. O ambiente fechado, o som alto que se alterna lá dentro e a percepção de um rotor funcionando como a hélice de um helicóptero, forma no cilindro, um ambiente tenso para um expressivo número de pessoas. Muitas terminam entrando em pânico durante o exame, de acordo com o testemunho de profissionais que atuam nos controles da máquina. Este fenômeno é ainda ampliado porque vários pacientes já chegam amedrontados pelo relato de outras pessoas que são submetidas ao aparelho.
Tamanho é o pavor que se instala em muitas pessoas que só conseguem fazer o exame, sedadas. Crianças, dificilmente, encaram o desafio sem sedativo.
O segredo está em manter a calma durante o período em que a eficiente máquina está escaneando nosso corpo a procura dos males que importunam nossa saúde. Esqueça o ambiente, mantenha os olhos abertos e se concentre nas imagens que o som desperta em sua mente, procurando analisá-las e compreendê-las. Depois conte, com bom humor, a peripécia aos parentes e amigos.
Por exemplo, enquanto eu estava lá dentro, o ambiente pareceu-me um caixão de luxo, forrado com fino tecido. Enterrado vivo pensei que um telefone celular poderia ser útil para me comunicar com o "Mundo dos Vivos", lá fora. Cruzes!
Depois lembrei da trilha sonora de filmes de ficção científica e da hora em que as naves disparavam seu raio laser.
Terminei imaginando um conjunto de rock metal tocando na porta do cilindro que me engolia e que os DJs devem adorar o exame, pois, o ritmo da ressonante máquina deve lhes inspirar boas trilhas.
Enquanto viajava nos pensamentos o exame terminou e o monstro, irreverente, meteu a língua para fora da sua boca, onde encontrei a gentil Talita me esperando.
Aroldo Medina
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Propostas como candidato a vereador em Porto Alegre
1) Projetos que protejam Porto Alegre, contra novas inundações; 2) Fiscalização do Sistema de proteção da cidade contra enchentes; 3) Elabor...
-
A propriedade da BM em Passo Fundo tem uma pedreira. O local foi explorado pela mineradora ERGO entre 1984 e 1996. Muitas ruas e estradas n...
-
Assembléia Geral elege novo Conselho Deliberativo Após meu desligamento voluntário da Funperacchi, outros membros da diretoria também deixar...
-
Pátria amada Brasil. Foto: Aroldo Medina. Reunidos em Brasília, há mais de 40 dias, acampados junto ao QG do Exército, os patriotas tem sido...
Nenhum comentário:
Postar um comentário