quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Diploma de Reconhecimento




Lembrei de um artigo escrito pelo coronel Hélio Moro Mariante (1915 - 2005) sobre o Exército Brasileiro. O coronel Mariante foi um de nossos maiores historiadores no Estado do RS. Há consenso entre seus pares sobre sua grande produção histórica e literária. O artigo a que me refiro publicamos na Revista Hyloea do Colégio Militar de Porto Alegre, em 1995. A leitura do Exército feita por Mariante é de uma lucidez solar. Abrangente, original e objetiva. Na verdade, dispensa comentários. É também uma sublime lembrança de um amigo de saudosa memória.

Ainda em vida, o coronel Mariante foi homenageado pela Academia de História Militar Terrestre do Brasil, presidida pelo coronel Claudio Moreira Bento, seu fundador. A AHIMTB destinou uma de suas cadeiras especiais à Brigada Militar. Batizou-a com o nome do coronel Mariante. Por absoluta generosidade do coronel Bento, deu-me posse desse acento que ocupo ciente de que lhe devo mais assiduidade nas atividades da nobre Academia de História Militar.

Aos interessados em conhecer melhor as funções de nosso Exército, além de manter nossa soberania nacional e integridade de nosso valioso território, recomendo a leitura do artigo de Hélio Moro Mariante.

Um fraterno abraço a todos, Aroldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário