sábado, 8 de agosto de 2009

Revista Época divulga áudios de conversa entre Lair e Marcelo

Nova edição de Época traz reportagem sobre os fatos políticos desencadeados após a denúncia apresentada pelo MPF contra agentes políticos do RS, esta semana.

REPORTAGEM ÉPOCA

Leitores de Época estabelecem acalorado debate sobre o assunto.

DEBATE DOS LEITORES

"Botei meus legumes na sopa também".
Postei meu comentário lá, às 15 horas, transcrito abaixo:

Banho de educação todos os dias

A melhor maneira de enfrentarmos o atual cenário de escândalos políticos, desenhados no RS é tomando um banho de educação e informação, todos os dias. Fui assistente militar no Governo Germano Rigotto (2003/2006). Tive muitas lições de cidadania, no exercício deste cargo de confiança. Destacarei duas.

Tomei um banho de educação ao ser designado para acompanhar o embaixador da Finlândia, Hannu Uussi Videnoja, em 2004. Em audiência com o presidente do Tribunal de Justiça do RS, o desembargador pergunta ao embaixador, em dado momento da conversa, qual o "segredo" que a Finlândia adotou para ser um dos países com menor corrupção no mundo. O embaixador, simpático e sorridente, responde: "- Faz 70 anos que a Finlândia dedica grande parte de seu orçamento para educação, independente do governo que está no poder".

Outra lição foi acompanhando o embaixador da Coréia do Sul, Kwang-Dong Kim, em 2006. A audiência era na FIERGS. Um empresário gaúcho perguntou ao embaixador qual o "segredo" do crescimento econômico "acelerado" da Coréia do Sul. O embaixador, simpático e sorridente, respondeu: " - Coréia do Sul tem investido maior orçamento em educação faz 30 anos, independente de governo".

Meus irmãos de todo o Brasil, só tem um jeito de não passarmos mais o que, lamentavelmente, estamos vivendo no RS: investir nosso maior orçamento em educação. Se deu certo para a Finlândia, Coréia do Sul e tantos outros países que adotaram esta fórmula, tem que dar certo aqui também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário