quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Bandeira do Brasil em alta.


A bandeira como conhecemos ela hoje foi instituída por decreto do marechal Deodoro da Fonseca, primeiro presidente da República dos Estados Unidos do Brasil, em 19 de novembro de 1889. O campo verde e o losango amarelo provêm da bandeira imperial do Brasil e na sua concepção original, essas cores querem aludir a defesa da pátria pelo nosso Exército e ainda simbolizar a perpetuidade e a integridade de nosso país.

Esta informação histórica eu colhi na leitura do livro "A História dos Símbolos Nacionais", edição do Senado Federal de 2005, volume 47, páginas 72 e 73, obra adquirida em nossa recente 55ª Feira do Livro de Porto Alegre.

A Bandeira do Brasil foi o símbolo nacional mais lembrado por estrangeiros ouvidos em uma pesquisa de opinião encomendada pela EMBRATUR, divulgada pela mídia nacional no início deste mês. Em segundo lugar ficou o querido Cristo Redentor, no RJ. Na mesma pesquisa o povo brasileiro foi eleito pelos estrangeiros como o que há de melhor no Brasil, aspecto que deve nos orgulhar bastante e que aumenta muito nossa responsabilidade internacional.

Penso que podemos expressar melhor nosso amor pelo país, sendo mais patriotas.

Pesquisa com estrangeiros sobre o Brasil

2 comentários:

Natália Medina e a proteção dos animais.

  Natália Medina, presidente do Grêmio Estudantil La Salle Canoas Soube hoje, às 21:00 horas, que minha filha Natália Medina foi denunciada,...