quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O livro Soldados da Brigada





Tenho o privilégio de dar aulas de História da Brigada Militar para 117 alunos soldados no 9º Batalhão de Polícia Militar.

Adotei como método de ensino fazer uma redação ao final de quase todas as aulas. Entre os temas escolhidos para as redações pedi que os alunos me contassem suas vidas. Tive um grande surpresa ao ler essas redações. Em muitas me emocionei. Em todas, aprendi.

Lendo essas histórias, tive uma vontade enorme de publicá-las. São histórias dignas de um livro. São histórias carregadas de vida, esforço pessoal, determinação, luta, espiritualidade, sofrimento, amor, superação, exemplo, dignidade, alegria, agradecimento, tristeza, força, coragem, fé, caráter, energia, originalidade.

Publico aqui uma, entre muitas histórias que recebi e que vamos publicar em nosso livro "Soldados da Brigada", da aluna Juliana Boll, filha de Santa Catarina que veio ingressar nas fileiras da BM, como outros jovens colegas que estão ao seu lado, nas salas de aula do 9º Batalhão de Polícia Militar, para defender a vida e o patrimônio dos gaúchos que sentem muito orgulho de serem brasileiros.

Estas histórias precisam ser tranformadas num livro, porque os jovens que são seus protagonistas são brasileiros vencedores. Precisam virar livro para inspirar outros jovens brasileiros que lutam e vivem por seus ideais.

O jovem que ler este livro, não desistirá dos seus sonhos. Não abandonará sua luta. Não ficará a beira de nenhuma estrada por maior que seja a pedra no seu caminho.

Lendo as histórias de vida desses jovens brasileiros, lembrei do filme do presidente: "Lula, filho do Brasil". Enxerguei entre eles, trabalhadores do Brasil, construtores de uma grande obra ainda inacabada, o Brasil de nossos sonhos. Encheram, todos, meu coração de entusiasmo e esperança, de um futuro melhor. Quero caminhar ao lado deles nesta obra e contar essa história para todos brasileiros.

Alea jacta est! Mãos a obra. Nosso livro já esta em gestação. Aroldo Medina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Natália Medina e a proteção dos animais.

  Natália Medina, presidente do Grêmio Estudantil La Salle Canoas Soube hoje, às 21:00 horas, que minha filha Natália Medina foi denunciada,...