quarta-feira, 30 de junho de 2010

Mel adoça retorno de Santa Maria.





No retorno de nossa viagem a Santa Maria, voltando para Porto Alegre, paramos em Caçapava do Sul, na beira da BR 290, para levar um mel para agradar a família. A política foi seguida por toda comitiva do PRP. O coronel Sparta, o coronel Dangui, o Clei e eu, não resistimos ao sabor do mel puríssimo que nos foi gentilmente servido pelo produtor rural, Genésio Oliveira da Silva, apicultor tradicional da região que ainda nos fez provar vinho colonial, bolachinhas untadas com doce de figo, terminando por nos servir um gostoso café preto.

Hospitalidade é marca riograndense! Aroldo Medina.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Visita ao Centro Histórico Coronel Pillar.





Aproveitei a viagem a Santa Maria para mostrar ao coronel Sparta, ao coronel Dangui e ao politólogo Clei Moraes, o Centro Histórico Coronel Pillar, organização de preservação da memória da BM e do 1º Regimento de Polícia Montada da Brigada Militar.

O Centro Histórico dirigido por Giane Vargas Escobar e Maria Cândida foi inaugurado em novembro de 1998, no aniversário de 106 anos do 1º RPMon. O Centro é uma instituição cultural militar que tem como missão preservar, pesquisar e divulgar a história da guarnição da BM de Santa Maria.

A comitiva do PRP também conheceu o projeto de ampliação do CHCP, desenvolvido com apoio da UNIFRA (Universidade Franciscana), através de alunos do curso de arquitetura da Universidade. O projeto arquitetônico e paisagístico, resultado de dois anos de estudos, encantou os líderes militares que se propuseram a auxiliar na elaboração de um projeto cultural via Lei Rouanet, para executar a obra de modernização do local.

Líderes do PRP e PTC se reúnem em Santa Maria.





A comitiva do PRP de Porto Alegre que foi a Santa Maria para composição da nova comissão provisória do PRP na cidade, após os atos de constituição da comissão peerrepista santamariense, reuniu-se com líderes do PTC local.

O encontro foi marcado por um ambiente de cordialidade, na sala de recepção do Hotel de Trânsito Verde Oliva. Valdir Rodrigues Cezar, mais conhecido como papagaio, líder comunitário do bairro Medianeira e o pastor evangélico Delanir Rosa, destacaram o caráter diferenciado da coligação PRP-PTC onde se sobreçaem valores cristãos de muito respeito com o cidadão. Sparta e Medina enalteceram o carisma dos líderes do PTC e sua inserção social na comunidade santamariense, fatores importantes para o crescimento da candidatura majoritária da coligação.

Colaborou: Clei Moraes.

Nova visita à Santa Maria.

Entrevista na Rádio Gaúcha.


Rádio Gaúcha divulga candidatura do PRP ao governo do Estado do RS.

Audio da entrevista

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Brasil e Chile: três a zero, a favor dos brasileiros.


Linda atitude de Robinho ao fazer o terceiro gol do Brasil na partida com o Chile: correu, ajoelhou, ergueu os braços apontou os indicadores para o céu e deu graças à Deus! Grande Robinho. Exemplo de humildade e educação espiritual.

domingo, 27 de junho de 2010

Candidatura em curso.



Após a realização da convenção do PRP, ontem, em Porto Alegre, os jornais Zero Hora e ABC Domingo, hoje, noticiaram a homologação da candidatura do PRP, ao governo do Estado do RS, major Aroldo Medina.

É a segunda vez que o Medina concorre ao governo do Estado. A primeira foi em 2002 quando fez quase 100 mil votos. Eram 12 candidatos na ocasião. Conquistou o quinto lugar. Um bom começo!

A história é cheia de exemplos de homens de grande valor moral que persistiram em seus ideais até a sua conquista. Creio que ainda verei o Medina governador. Nesse dia, os gaúchos haverão de colher muitos frutos da sua decisão.

Colaborador: Marcelo Rosa.

Confira o quadro: Majoritária eleições 2002

Veja também Wikipédia: Eleição no RS

sábado, 26 de junho de 2010

Primo Polastro


Após a convenção do PRP, compareci na Galeteria Primo Polastro, em Porto Alegre, para confreternizar com familiares, no início da noite. Os garçons da galeteria que frequento há mais de 15 anos, animaram-se com a notícia de nossa candidatura ao governo do RS e perfilaram-se ao meu lado para uma "foto oficial".

Foram muito generosos comigo. Agradeci a deferência e reafirmei que a atitude dos nobres servidores da Primo Polastro só aumentavam minha responsabilidade política, moral e espiritual.

O rodízio de galeto e as iguarias servidas no tradicional restaurante localizado na Ernesto da Fontoura, deixam seus frequentadores sempre a vontade e muito bem servidos. Ótimo lugar para levar a família e reunir com os amigos.

Convenção do PRP






O PRP (Partido Republicano Progressista) realizou sua convenção partidária de homologação de suas candidaturas, no próximo pleito eleitoral, neste sábado, à tarde, no Plenário Ana Terra, da Câmara Municipal de Porto Alegre.

Os convencionais, sob a liderança do coronel Sérgio Sparta, presidente do PRP, aprovaram nominata para a Assembléia Legislativa, Câmara Federal e, lançaram candidatura ao governo do Estado.

Presente no ato, o presidente do PTC (Partido Trabalhista Cristão), João Carlos Rodrigues, num ato de grande cavalheirismo e despreendimento pessoal, abriu mão de sua candidatura ao governo do Estado, até então mantida, para apoiar o candidato a governador do PRP, Aroldo Medina.

No mesmo ato, foi confirmada, uma coligação completa entre PRP e PTC, que concorrerão coligados para a Assembléia Legislativa, Câmara Federal, preenchendo apenas uma das vagas ao senado que foi ocupada pelo trabalhista Roberto Gross, fechando a majoritária com Aroldo Medina para governador e João Carlos Rodrigues, como vice.

A coligação garante participação nos debates de rádio e TV, conforme consulta formulada pelas comissões executivas do PRP e PTC à Justiça Eleitoral, pois, o PTC elegeu três deputados federais em 2006.

A coligação ainda abriu espaço via site, para as pessoas que tiverem interesse, encaminharem sugestões ou propostas para serem analisadas e incluídas no Plano de Governo Integrado do PRP e PTC.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

BM Tramandaí





Visitei hoje a 3ª Companhia da BM, em Tramandaí. A capital das praias gaúchas, como se lê no portal de entrada da cidade, foi atingida por um temporal em novembro de 2009. A tempestade destelhou casas, derrubou árvores, postes, inundou ruas. Vários prédios públicos foram atingidos. Entre esses prédios, não escapou o velho prédio da BM.

Seis meses depois, o prédio da Brigada, até hoje, ainda estava destelhado. As salas do quartel reviradas e cheias de entulho, desde móveis destruídos até material apreendido em bingos clandestinos amontoados pelos cantos. O cenário lembra um bombardeio e é um contraponto as propagandas de governo que afirmam um investimento expressivo na segurança pública de nosso Estado.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Centro Histórico Coronel Pillar.



Antes de deixar Santa Maria, tive a grata satisfação de ser convidado para visitar e conhecer o Centro Histórico Coronel Pillar. O espaço, inserido dentro do ambiente do regimento, preserva a memória da BM e do 1º RPMon.

Dirigido pela especialista em museologia, Giane Vargas Escobar, 42 anos, 10 como técnica na área, o CHCP surpreende pela sua organização. O ambiente cativa o visitante logo na entrada pela ótima apresentação das peças em exposição. O trabalho de direção e manutenção do memorial é profissional.

Uma pequena equipe o mantêm. Pessoas abnegadas e dedicadas a educação de todos que visitam este verdadeiro laboratório de história do RS, mantido com orgulho pelos que nele trabalham diariamente.

A visita fechou com chave de ouro quando a sua diretora me mostrou Projeto Arquitetônico e Paisagístico do CHCP, desenvolvido em parceria com o Centro Universitário Franciscano, UNIFRA. Nove academicos do curso de arquitetura, sob a coordenação da professora Taís Alves Kufner, elaboraram um projeto para ampliação e remodelamento do Centro Histórico. O trabalho ficou 10! Muito bonito mesmo.

Sugeri e me coloquei a disposição para apresentarmos o projeto junto ao Ministério da Cultura, para buscar os incentivos da Lei Rouanet e desenvolvê-lo plenamente, a fim de ofererê-lo para estudos dos alunos da EsFAS, Colégio Tiradentes e da grande comunidade santamariense.

1º RPMon






Em Santa Maria visitei o 1º Regimento de Polícia Montada da BM, unidade centenária. Aproveitei para dar uma atualizada nos meus conhecimentos de cavalaria, com os oficiais e praças do Regimento Coronel Pillar.

O roteiro incluiu uma visitação ao criatório de cavalos para policiamento, desta conceituada Unidade de Cavalaria. A fazenda da Brigada, como o criatório é conhecido na região, produz o BH (Brasileiro de Hipismo), raça de equino 100% aprovada para as lides do policiamento urbano e rural, pelo porte do cavalo e seu temperamento dócil.

Colégio Tiradentes de Santa Maria.





Merece destaque o Colégio Tiradentes de Santa Maria, sua direção, corpo de alunos, professores, pais e funcionários. Instalado dentro do complexo de prédios do 1º RPMon, está bem localizado e funcionando a pleno vapor.

O seu diretor, capitão Paulo Ramires Del Fabro, não esconde sua satisfação em falar dos projetos da escola brigadiana e do apoio que tem recebido da comunidade local para melhorar as instalações do seu estabelecimento de ensino. O laborátório é exemplar.

Os professores também estão bem contentes com o seu novo ambiente de trabalho. Transcrevo a seguir, algumas palavras do capitão Paulo Ramires, sobre este tema: "Aqui os professores dão aula com gosto porque todos alunos querem estudar. Eu digo isso porque minha mulher é professora e ela me diz que muitos dos seus alunos na rede pública, fora deste espaço de caserna, não querem nada com nada. Não querem estudar mesmo. Vão a aula porque os pais obrigam. Não estudam e ainda atrapalham os poucos que estão ali para estudar".

O testemunho do capitão é da maior importância para nos esmerarmos ainda mais em levar esta fórmula do ambiente do Tiradentes a outras escolas da rede pública do Estado.

Aliás, neste aspecto, como candidato a governador, em 2002, introduzi essa meta em meu Plano de Governo, abrir mais Colégios Tiradentes pelo Estado do RS. Embora não tendo sido eleito na ocasião, tenho convicção de ter lançado a semente que hoje frutifica. Fico feliz pelos pais dos alunos e pelos próprios alunos, entre eles a Caroline Antonello e o Dionatta Halle que ao lado dos seus colegas, transpiram felicidade na sala de aula, como pude constatar pessoalmente por estarem ali, naquela escola da BM.

Visita a Escola de Formação de Sargentos da BM



Em visita a tradicional EsFAS (Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos) da BM, em Santa Maria, reencontrei o major Erivelto Hernandes Rodrigues, meu contemporâneo de Academia. O nobre diretor da Escola de Sargentos, o major Hernandes, honrou-me com a gentileza de levar-me por um passeio na sua unidade de ensino.

Fiquei muito contente em observar os esforços do seu Comando, em desenvolver um programa de reformas do prédio e do estabelecimento que em 2007 ficou praticamente abandonado e sem alunos.

A Escola hoje tem uma capacidade de alojar 240 alunos. É uma Unidade da maior importância estratégica para a qualificação do serviço policial militar. Como se pode ainda ler pintada em uma de suas antigas paredes, é o sargento o elo de ligação entre o comando e a tropa, máxima muito respeitada no seio das Forças Armadas Brasileiras.

O sargento, hoje, em atividade de execução, deve retornar e retomar a sua antiga função de comandar, apoiar, guiar, orientar, conduzir e, especialmente, fiscalizar grupos dos nobres soldados da BM, em serviço de policiamento e defesa da comunidade.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Reunião com oficiais do Exército em Santa Maria.



Em minha visita a Santa Maria, a serviço da BM, hospedei-me no Hotel de Trânsito do Exército. Excelentes instalações! Simples e bem organizado, limpo e de muito bom gosto a decoração. A hospitalidade e a atenção com o hóspede é sempre uma marca registrada, nestas instalações de nossa Força Terrestre Nacional.

Neste espaço acolhedor, tive a honra de receber a visita do general de Brigada, Jorge Alberto Duardes Boabaid e do coronel de infantaria do EB, Frederico Guido Bieri. Ambos, cavalheiros de educação refinada, empolgaram-me em uma conversa onde nos irmanamos analisando o cenário político em nosso país e a viabilidade de nos unirmos para fortalecer a democracia no Brasil, colocando a disposição dos brasileiros, no próximo pleito eleitoral, candidaturas de militares e civis interessados em fortalecer a educação, combater a insegurança e a corrupção na administração pública.

Na conversa ainda lembramos do coronel Sérgio Sparta, um militar abnegado, com inserção política capaz de representar os gaúchos com dignidade e absoluta integridade, na Câmara Federal.

Saímos do encontro animados, com as perspectivas motivadas pelo interesse da população, alicerçadas no papel indispensável da imprensa, em identificar a corrupção, como a inimiga pública número um do Brasil, buscando eleger, no próximo pleito eleitoral, homens e mulheres mais dignos de representar o povo brasileiro, buscando servir a todos e, não se servir da função pública para interesses pessoais.

Visita ao Hospital da BM em Santa Maria.





Como chefe da Divisão de Patrimônio da Brigada Militar, no Estado, visitei inúmeros quartéis da corporação, avaliando as instalações da PM gaúcha. O Hospital da BM em Santa Maria, dirigido pelo tenente-coronel Ademar Grasel e pelo major Ariberto Sendtko Filho é a organização militar mais bem conservada que visitei.

Resultado de um convênio com a Fundação BM, o Hospital pode administrar recursos financeiros oriundos dessa parceria. Os recursos foram integralmente aplicados na manutenção do prédio hospitalar, na aquisição de novos equipamentos, utensílios, móveis e material de informática. É impressionante o resultado atingido pela administração do hospital e de toda sua equipe de colaboradores. Da gosto de ver.

Quem precisa dos serviços hospitalares, não poupa elogios as instalações reformadas, ao atendimento médico, do quadro de enfermagem e dos funcionários em geral.

Parabéns pelo resultado apresentado no quadro descrito, é uma palavra limitada neste caso, para expressar todo reconhecimento merecido pela direção do Hospital da Brigada Militar de Santa Maria. O HBM-SM serve de exemplo para outros hospitais, não só no RS, mas em todo Brasil.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Executiva do Democratas Gaúcho reunida.


A Comissão Executiva Estadual do Democratas se reuniu hoje pela manhã, em sua sede na avenida Polônia, em Porto Alegre, para deliberar sobre a Convenção do Partido marcada para a próxima sexta-feira, dia 25 de junho, a partir das 12 horas, no auditório Dante Barone, da Assembleía Legislativa do Estado.

Na Convenção, o Democratas irá deliberar sobre sua participação nas eleições de 2010, devendo homologar suas candidaturas para deputado federal e estadual, ocupando ainda uma vaga para o senado.

Na reunião dos democratas prevaleceu consenso e unidade partidária para traçar uma estratégia capaz de fortalecer as bancadas do partido no plano estadual e federal.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Estréia do Brasil na Copa do Mundo


Vitória magra da Seleção Brasileira sobre a Coréia do Norte, 2 x 1, a favor do selecionado de Dunga. Precisamos melhorar muito para continuar nessa Copa. E não dá para pôr a culpa em previsões do realismo fantástico que arriscam palpites dizendo que nossas expectaticvas serão derrotadas na África do Sul.

Robinho foi o melhor jogador em campo, mostrou garra, concentração e talento futebolístico. Deve inspirar seus colegas. O Kaka estava tonto no primeiro tempo. Melhorou no segundo. Maicon salvou a seleção brasileira com a sua jogada e mostrou merecimento ao comemorar o goool com humildade.

Um desempenho fraco de nosso time não motiva muitos comentários. Não ouvi henhum foguete ou buzinaço ao final do jogo, na região onde moro: bairro Mathias Velho, Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil. Acho que nem podia ouvir mesmo.

COPA 2010 TABELA DE CLASSIFICAÇÃO FIFA

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Copa do Mundo 2010 - África do Sul.





A África do Sul é o centro do Mundo a partir de hoje. Milhões de pessoas olham para o continente de Nelson Mandela. A nobre seleção africana que concentra os valores da raça negra, entra em campo unindo corações e fazendo seu grito de guerra esportivo ecoar em todo planeta.

É um espetáculo maravilhoso. Ver unidas pelos laços do esporte, nações de toda Terra, confraternizando em paz. Neste momento eu poderia cantar todos os hinos, se eu falasse a lingua de todos os povos e me emocionaria como um nativo ao finalizar cada uma das canções de amor à pátria.

Cumprimento e parabenizo a FIFA. O Governo Africano, aos jogadores das seleções que participam desta Copa e, especialmente a todos os povos que se reúnem na África neste momento histórico e em tantos outros lugares do mundo, por um grito de gol, na maior festa social de nosso Sistema Solar. Deus abençoe as nações unidas!

Sha lá lá lá... É um grito de goooooooooooooooooooooooooooool!!! E bafana bafanaaa... É uma marca de força, união, coragem e vitória, independente de resultado, de todo continente africano, a partir de hoje.

Viva a África do Sul. Boa sorte ao nobre técnico Parreira. Boa sorte a nossa querida Seleção Brasileira, sob a liderança do grande técnico Dunga. Alea jacta est.

Natália Medina e a proteção dos animais.

  Natália Medina, presidente do Grêmio Estudantil La Salle Canoas Soube hoje, às 21:00 horas, que minha filha Natália Medina foi denunciada,...