sábado, 1 de maio de 2010

Dia do Trabalho





Associo-me ao criativo Google, em sua homenagem ao Dia do Trabalho. É uma data digna de reverências pelo seu significado histórico e valor para toda sociedade.

Digitei no Google "significado da palavra trabalho" e, olhem o que apareceu na primeira linha:

"Trabalho - A palavra trabalho tem sua origem no vocábulo latino TRIPALIUM - denominação de um instrumento de tortura romano formado por três (tri) paus (palus). Desse modo, originalmente, "trabalhar" significa ser torturado no tripalium, uma espécie de tripé formado por três estacas cravadas no chão na forma de uma pirâmide.

Daí derivou-se o verbo do latim vulgar tripaliare (ou trepaliare), que significava, inicialmente, torturar alguém no tripalium.

Quem eram os torturados? Os escravos e os pobres que não podiam pagar os impostos. Assim, quem "trabalhava", naquele tempo, eram as pessoas destituídas de posses.

A partir daí, essa idéia de trabalhar como ser torturado passou a dar entendimento não só ao fato de tortura em si, mas também, por extensão, às atividades físicas produtivas realizadas pelos trabalhadores em geral: camponeses, artesãos, agricultores, pedreiros etc. Tal sentido foi de uso comum na Antigüidade e, com esse significado, atravessou quase toda a Idade Média.

Só no século XIV começou a ter o sentido genérico que hoje lhe atribuímos, qual seja, o de "aplicação das forças e faculdades (talentos, habilidades) humanas para alcançar um determinado fim".

Com a especialização das atividades humanas, imposta pela evolução cultural (especialmente a Revolução Industrial) da humanidade, a palavra trabalho tem hoje uma série de diferentes significados, de tal modo que o verbete, no Dicionário do "Aurélio", lhe dedica vinte acepções básicas e diversas expressões idiomáticas".

(Pesquisa de Augusto Nivaldo Trinos. In Revista "Educação e Realidade". Nota: texto original modificado pelo editor deste blog, complementando o significado da palavra tripalium).

Dá o que pensar, não é?

Feliz Dia do Trabalho! Parabéns a todos os trabalhadores. Que Deus ilumine e guarde, nos abençoando a todos com saúde para o trabalho e, ao final desta longa jornada, nos conceda "sombra e água fresca" para usufruirmos de merecida e digna aposentadoria.

Fonte do texto significado da palavra trabalho

Fonte significado tripalium

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Natália Medina e a proteção dos animais.

  Natália Medina, presidente do Grêmio Estudantil La Salle Canoas Soube hoje, às 21:00 horas, que minha filha Natália Medina foi denunciada,...