segunda-feira, 2 de abril de 2012

Tradição de carreteiros: de pai para filho.


Augusto Stumpf, soldado da Brigada Militar, líder comunitário em Gravataí (RS), convidou-me, neste final de semana para participar de encontro de carreteiros na sua cidade. O evento reuniu mais de 100 carretas, com tração nas "quatro patas" de cada boi na canga, atrelada ao antigo meio de trasporte de cargas pesadas.


O famoso "carro de bois" encanta pela sua originalidade. Autêntico caminhão de antigamente, antes de serem inventados os caminhões como conhecemos hoje. Levam de tudo na sua carroceria, especialmente, hortifrutigranjeiros cultivados com o esmero da agricultura familiar.


Os carreteiros mantêm sua tradição reunindo-se em eventos culturais com familiares e amigos, passando seus costumes de pai para filho, contando histórias do passado e do presente, numa confraternização que não dispensa a convivência com os animais, muito dóceis pela natureza do seu trabalho.

Aroldo Medina

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog,

    Convidamos você e os seus leitores para conhecerem os blogs abaixo, os quais foram criados com o intuito de divulgar festas do carro de bois pelo país afora e a cultura do sertanejo. “Festa do Carro de Bois é uma maneira simples de resgatar a tradição e de fazer amigos”.

    Para divulgar o evento de Carro de Boi de seu interesse, entre em contato com a gente, enviando cartaz e/ou programação, notícias, etc. É gratuito. Para o e-mail: rogerioscorrea@gmail.com

    Para maiores informações sobre festividades de carros de bois acessar os seguintes endereços, neles você encontrará diversos vídeos e cartazes das festas:

    http://rogerioscorrea.blogspot.com/
    http://festadocarrodebois.blogspot.com/
    http://carrodebois.wordpress.com
    http://ocarrodeboi.blogspot.com/

    Rogério Corrêa

    ResponderExcluir

Natália Medina e a proteção dos animais.

  Natália Medina, presidente do Grêmio Estudantil La Salle Canoas Soube hoje, às 21:00 horas, que minha filha Natália Medina foi denunciada,...